terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Couchsurfing: como solicitar couch

Instruções de como pedir couch pelo site ou pelo app, além do funcionamento básico esperado.
1) Acesse o site ou app do Couchsurfing (www.couchsurfing.com).
2) Faça login com o email registrado ou com sua conta do Facebook.
3) Se estiver no site, vá na parte de cima do site, mude o combobox para “search host” e digite o nome da cidade desejada. Já no app, clique no botão de menu à esquerda, em cima, e selecione “search hosts”, digitando a seguir o nome da cidade desejada.
4) Em qualquer um dos casos, uma lista de hosts será exibida. Ainda na página de resultados, você verá o nome, foto, quantidade de referências e status de cada um dos possíveis hosts, além dos idiomas que fala e a taxa de respostas.
5) Clique sobre os hosts que parecerem mais interessantes. Se estiver no site, recomendo abrir em novas abas, para ajudar na organização. Atenção: quando digo pessoas interessantes, não estou dizendo as fisicamente atraentes, mas sim as que parecerem confiáveis (bom número de referências, foto que possibilite identificar a pessoa, taxa de resposta ok - afinal, não adianta pedir couch para alguém que não responde mensagens!)

6) Leia atentamente o perfil de cada um dos hosts que te interessarem. Avalie, assim, se vocês são parecidos ou se haverá algum tipo de troca envolvida (alguém completamente diferente de você pode se tornar um belo amigo! Porém, veja se os valores e expectativas batem. Se você pretende ir à Oktober Fest, por exemplo, dificilmente conseguirá uma hospedagem legal com alguém que odeie bebidas!). Leia sobre a pessoa e sobre a casa também - quantos guests são aceitos, se pode fumar ou levar animais de estimação, se o quarto ou cama são compartilhados, se há alguma informação sobre a localização e facilidade de locomoção na cidade. Leia também as referências. Todas, ou boa parte delas. Se houver 200 referências, obviamente será impossível ler todas. Leia com muita atenção as referências negativas. Leia com mais atenção ainda as respostas às referências negativas, pois pode ter havido um mal entendido entre duas pessoas e uma das negativas ser “injusta”.
7) Uma vez que tenha gostado de um perfil, clique em “Stay with him/her”, se estiver no app (na parte inferior da tela) ou “Send request”, se estiver no site (pouco abaixo do “Accenting guests” ou “Maybe accepting guests”). Este é o seu pedido de couch. Escreva uma mensagem se apresentando, dizendo porque vai para aquela cidade, o que pretende fazer por lá e porque escolheu aquela pessoa para te hospedar. Fale sobre alguma característica dela ou algo que vocês tenham em comum. Caso vá com mais gente, fale um pouco sobre os outros convidados também, preferencialmente colocando o link para o perfil deles. Repita este passo para alguns potenciais hosts, principalmente se estiver solicitando couch em uma cidade grande e com muita rotatividade, como Amsterdam, New York, Rio de Janeiro. Quanto mais pedidos você fizer, mais chances terá de ter um deles (ou mais!) aceito.
8) Aguarde as respostas. Ao receber um aceite, reavalie o que deseja. Caso mantenha a intenção de se hospedar lá, confirme o request. Se tiver alguma dúvida sobre o anfitrião, a casa, a localização, a cidade, ou qualquer outra coisa que possa mudar seus planos, converse antes de confirmar.

9) Uma vez confirmado com um de seus potenciais hosts, mande uma mensagem educada aos outros que porventura aceitem o seu pedido. Agradeça a disponibilidade e diga que já arrumou hospedagem.
10) Perto de sua viagem, confirme com seu host a data e horário de sua chegada e combinem como farão com a sua recepção e possível entrega da chave. Nem todo mundo te providenciará uma chave reserva. Mantenha-o informado de suas possíveis mudanças de planos ou imprevistos.
11) Arrume algum agrado para presentear seu host. Pode ser uma garrafa de vinho, um imã de geladeira, algo típico de sua cidade ou país. Pode ser você fazer o jantar uma noite, um drink especial. Pode ser um convite para um bar. Não ofereça dinheiro ou serviços em troca da hospedagem. Lavar a sua própria louça é obrigação, lavar a de seu host é um agrado, mas não deve ser moeda de troca. Assim como é seu dever manter o ambiente limpo (secar o banheiro após usar, por exemplo), porém você não deve faxinar a casa para pagar sua estadia.
12) Você não é obrigado a passar o dia inteiro com seu host, nem ele com você. Lembre-se de que quem está de férias é você, e ele tem a vida para seguir. Porém, encontre momentos para compartilhar, seja no almoço, uma cerveja no fim da tarde ou uma conversa antes de dormir. Interaja.

13) Ao final de sua hospedagem, não se esqueça de deixar uma referência, seja ela positiva ou negativa. O couchsurfing é uma rede de confiança e só funciona se houver honestidade nas referências. Procure não demorar para escrever: quanto mais fresco estiver tudo na sua cabeça, mais fiel à realidade será o que você escrever. Além disso, devido a mudanças recentes no sistema, somente será possível escrever uma referência como guest/host se houver o pedido ou oferta de couch registrado no sistema e em apenas até 14 dias após a hospedagem. Ainda será possível registrar uma referência como friend/other, mas é mais justo colocar o papel real se houver rolado couch. Para deixar uma referência, vá ao perfil da pessoa, clique em "More", "Write reference" (se estiver no site). No app, vá ao perfil da pessoa e clique em "X positive references", e em "Leave reference" a seguir - na parte inferior do app. Selecione o tipo de referência (host/guest/friends/other), se a avaliação é positiva (positive/neutral/negative) e escreva o que tem a dizer sobre o anfitrião, a casa ou o que mais você ache relevante para os próximos hosts e guests. Preferencialmente a referência deve ser deixada em inglês, para ajudar a pessoa em ofertas e pedidos internacionais. Porém, não é um problema deixar em português, e os próximos guests/hosts interessados traduzem se for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário