domingo, 7 de junho de 2020

Newport to Long Reef Beach

Continuando a saga pelas Northern Beaches, encontrei a Rhaíssa no sábado para retomarmos o caminho em Newport, onde havíamos concluído a trilha da sexta-feira. Devido à diferença de horários de ônibus entre os dias da semana, ela tomou o 190x às 09:38 na Wynyard Station e eu a encontrei dez minutos depois em Neutral Bay Junction. Seguimos juntas até Newport, onde fizemos um rápido alongamento no ponto de ônibus mesmo.

De lá, seguimos sentido sul, com uma rápida caminhada pela praia seguida de parada para fotos na piscina de Newport. Retomamos as andanças pela Myola Road até a Bungan Head, com uns trechos bem chatos de subida. Optamos por não descer até Bungan Beach, apenas observamos do alto. Seguindo até Mona Vale, adentramos a Mona Vale Headland Reserve, que nos levou à pequena e charmosa Basin Beach, uma prainha conectada à Mona Vale Beach. Fizemos uma parada para o nosso picnic próximo à piscina, onde uma gaivota encrencou comigo e achei que seria meu fim... Sobrevivi às gaivotas, entrei no mar rapidamente para aliviar as batatas das pernas e seguimos pela praia sentido sul, até encontrarmos um caminho bonitinho e apertadinho que nos levaria a Warriewood. A chegada a essa praia foi maravilhosa e pouco poderia imaginar que ela seria acessível também de carro!

O ponto alto de Warriewood foi uma casa quase à beira-mar, mas ainda com certa altitude, que tinha um labrador pleníssimo, curtindo sua vida em um belo jardim ao som das ondas, haha. Ele é feliz e nem sabe (ou sabe!). Ao sul de Warriewood, entramos em mais uma reserva, Turimetta Headland Reserve. Além dos magníficos mirantes em ambas as direções, em Turimetta nos chamou a atenção uma área de floresta que segue fechada desde a temporada de queimadas, que teve início em junho 2019 e cujo desgaste ainda não foi totalmente recuperado.

No trecho final da reserva, já avistamos a lagoa e a praia de Narrabeen, que seriam o fim da caminhada planejada para esse dia. No entanto, após mais uma pausa ao sul de Narrabeen decidimos seguir um pouco mais, passando brevemente por Collaroy Beach e chegando a Fisherman's Beach, a partir de onde subimos o morrinho até a reserva de Long Reef. Caminhamos ali por cima e descemos brevemente até a praia de Long Reef, onde tiramos algumas fotos e pude molhar os pés pela última vez no dia. Subimos novamente para retomar a Bicentennial Coastal Walk e encerramos a jornada em frente ao Long Reef Surf Life Saving Club, de onde partiremos na próxima semana. De lá, pegamos um ônibus em direção a Brookvale para as merecidas cervejas na Nomad, outra cervejaria independente de Sydney de ótima reputação.