segunda-feira, 13 de março de 2017

Hostels da viagem à Patagônia - parte 1


Nesse primeiro post, falo dos dois hostels em que fiquei em El Calafate e do que me hospedei em El Chaltén. Fico devendo a segunda metade da viagem, em Puerto Natales e Buenos Aires. No relato resumido, eu já atribuo notas a cada um dos hostels, ainda que não entre em detalhes sobre elas.

El Calafate:
Estive em El Calafate em três momentos da minha viagem:
1) chegada e curtir a cidade: 3 noites
Eu me hospedei no Bla Guesthouse por ter lido boas coisas a respeito no fórum do Mochileiros. Havia considerado também o America del Sur, porém preferi a localização do Bla Guesthouse.
Quarto: peguei um quarto para 8 pessoas, distribuídas em 4 beliches. O quarto era bem grande, as camas não ficavam tão próximas umas das outras. Havia bastante espaço no chão, além de uma mesa/escrivaninha. O hostel disponibilizavam roupas de cama e cobertores, e o aquecimento do quarto era adequado. Todas as camas dispunham de tomadas próprias. Fiquei na cama de cima e o espaço até o teto era um pouco pequeno, mas nada que atrapalhasse. A cama era bem confortável, o beliche não fazia barulho nem se mexia.
Locker: todo mundo tinha seu próprio locker dentro do quarto, era bem espaçoso. Precisava de cadeado (mas havia alguns disponíveis na recepção, não sei se para empréstimo/aluguel).
Banheiro: a princípio, pareceu haver poucos banheiros para muitos hóspedes. Porém, em momento algum foi problema, os banheiros sempre estavam disponíveis quando eu precisava. Como os horários de todo mundo no hostel coincidem, acredito que não seja problema mesmo. Os banheiros eram mistos. Havia dois banheiros com vaso e pia, e um banheiro com dois chuveiros apenas. Os chuveiros tinham uma espécie de ‘hall’, de forma que dava para deixar suas coisas sem ser dentro do chuveiro e nem no espaço comum!
Equipe: nota mil. Muito educadas, simpáticas e prestativas. Chamavam cada hóspede pelo nome, estavam sempre com sorrisos no rosto, davam dicas, faziam reservas, pesquisavam informações se você precisasse. Pude tomar café da manhã no meu primeiro dia na cidade, apesar de o check-in ser somente a partir das 15h e eu ter chegado às 9h. Além disso, após o check-out eu ainda podia transitar livremente pelo hostel, utilizando todas as áreas comuns (inclusive chuveiro). Fizeram com que eu me sentisse em casa.
Localização: a apenas duas quadras da avenida principal, no plano (parte baixa da cidade), com fácil acesso a absolutamente tudo. Bastante seguro, também.
Limpeza: muito boa. Arrumavam até as camas! Quartos, banheiros, cozinha e área comum estavam sempre limpos e agradáveis.
Café da manhã: excelente, acho que eu nunca vi tanta fruta num café da manhã: em um dos dias, contei oito variedades! Além disso, dois tipos de pães, com manteiga, requeijão, geleia e doce de leite, dois ou três tipos de bolo, vários chás, café com leite e suco.
Ambiente: a área comum e as mesas de café da manhã propiciavam contato com os demais guests, mas conversei com mais gente foi na cozinha mesmo, preparando as refeições para os dias seguintes.
Minha avaliação no Booking.com: 10

2) ponto de parada entre El Chaitén e Puerto Natales: 1 noite
Quis ficar em um lugar diferente por dois motivos: conhecer mais um hostel na cidade e ficar mais perto da rodoviária, já que eu chegaria de noitinha de El Chaitén (21h30) e sairia cedo para Puerto Natales (8h) no dia seguinte. Optei pelo Penguin Hostel após ver a localização e a nota no Booking.
Quarto: muito aconchegante. Fiquei em um quarto com uma beliche e duas camas de solteiro. O quarto não era tão grande, mas parecia um chapeuzinho, era uma delícia. A cama era bem confortável e todo mundo tinha tomada própria.
Locker: todo mundo tinha locker. Não cabia a mochila inteira, mas estava de excelente tamanho para guardar o básico.
Banheiro: poucos e pequenos, chão constantemente molhado. Design ruim (dois banheiros ‘completos’, isso é, com vaso, chuveiro e pia), de forma que se houvesse alguém tomando banho não era possível escovar os dentes.
Equipe: agradável e acolhedora.
Localização: embora tudo em El Calafate seja próximo (a menos que você se hospede perto do Lago Argentino), não foi o melhor lugar para ficar. Para ir da avenida principal até lá, além de subida, passava por ruas escuras, em que não me senti tão confortável, embora soubesse que os riscos eram próximos de zero.
Limpeza: quarto ok, banheiro alagado era algo chato (complicado vestir calça num banheiro assim, por exemplo, ou mesmo de ir ao banheiro à noite com chinelo e meias).
Café da manhã: não havia.
Ambiente: não havia um ambiente de fato de integração, somente conversei com algumas pessoas do quarto.
Minha avaliação no Booking.com: 7.9

3) ponto de parada entre Puerto Natales e Buenos Aires: 1 noite
Fiquei novamente no Bla Guesthouse para facilitar a alocação de transfer pro aeroporto. A avaliação está mesclada com a do primeiro momento na cidade.

El Chaltén:
Fiquei em El Chaitén por 5 dias e 4 noites, no Pioneros del Valle.
Quarto: pequeno para oito pessoas, se houvesse alguém sentado na cama amarrando os sapatos não dava para outro passar. Também não dava pra entrar no quarto se houvesse alguém mexendo no locker. Não havia espaço para mais nada no quarto. Tampouco havia tomadas disponíveis (apenas três, considerando a do banheiro, para outro pessoas).
Locker: disponíveis dentro do quarto para todo mundo, em excelente tamanho. Cabia tranquilamente a cargueira (que bom, pois não havia qualquer outro espaço no quarto para deixá-la).
Banheiro: bom design (vaso, pia e chuveiro separados), tudo sem chave. O chuveiro tinha uma péssima drenagem e era bem nojento. Tinha que esperar uns dez minutos após alguém sair do banho para ter condições de entrar, e você ficava alagado na própria água, sem ter muito como evitar isso - eu subia na divisão entre chuveiro e resto do banheiro, e me apoiava nas torneiras… Não havia NENHUM lugar para apoiar shampoo, sabonete, etc, era bem nojento. E só havia dois penduradores, então era desconfortável lidar com roupa suja + roupa limpa + toalha.
Equipe: bem fraquinha, capacidade limitada. Não sabiam dar muitas informações, não eram capazes de resolver problemas, não se esforçavam para serem agradáveis. Após o check-out, não era possível nem mesmo deixar a mochila no hostel sem pagar por isso. Como eu fiz o check-out de manhã e viajaria somente no final da tarde, pedi, como favor, para deixar a mochila em uma agência de turismo próxima à rodoviária.
Localização: excelente, no meio da avenida principal.
Limpeza: terrível. O quarto era bem fedido, em uma das noites o meu nariz tapou e até fui dormir na área comum (sala) para conseguir respirar. Chuveiro nojento. Cozinha bem porquinha também.
Café da manhã: não havia. Podia ser comprado por fora, mas era super simples e caro (AR$120).

Ambiente: todo mundo se juntava em um pedacinho da cozinha que era o único que pegava o Wifi, e acabava interagindo um pouco por aí. Também na cozinha havia uma TV, em dias de jogo era outro point para fazer amizades. Não vi a sala da área comum ser usada em nenhum momento. Conversei com as pessoas do quarto também.
Minha avaliação no Booking.com: 4.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário