sexta-feira, 10 de março de 2017

Guia de cervejas e cervejarias em El Chaltén

Onde beber em El Chaltén?

Embora a cidade inspire uma viagem mais saudável, com trilhas e atividades mais voltadas à natureza, não dá para ignorar o excelente lúpulo patagônico, não é mesmo? A cidade tem lugares super charmosos para se tomar uma cervejinha (ou várias!) no final do dia e repor as energias gastas!
Quando eu procurei antes de viajar, encontrei somente duas: La Cervecería - Cervecería El Chaltén e Cervecería Don Guerra, ambas na Av San Martín, bastante próximas uma da outra.
Chegando em El Chaltén, descobri que não eram as únicas - e nem mesmo as melhores. De modo geral, gostei muito da experiência cervejeira por lá!

La Cervecería/El Chaltén: mais do que uma cervejaria, um restaurante. Preco bastante razoável para a cidade e comi muito bem. Tinham somente dois estilos de cerveja, pilsner (3.25) e bock (4.25).

Cervecería Don Guerra: fui um dia à noitinha, sentei junto ao balcão e provei as três cervejas disponíveis: rubia (3.0), roja (3.75), negra (3.25). O bar é super agradável e tem a decoracão divertida. O instagram deles (@cerveceriadonguerra) é super descolado!

B&B Beers & Burgers: esse foi o meu lugar preferido! Três variedades da Esquel on tap (golden ale (3.75), red ale (3.75), stout (4.0)), com precinho de happy hour. Ambiente agradável, descontraído, com música e possibilidade de ver o pôr-do-sol de lá mesmo. Era sempre um dos lugares mais cheios, sem que isso prejudicasse o atendimento.

Rancho Grande: quando eu fui lá, quase todas as torneiras de chopp estavam vazias, havia somente uma Porter da Lowther (3.0). Vale lembrar que é um restaurante 24 horas e que conta também com hospedaria.

Resto El Muro: na saída da trilha para o Fitz Roy (Laguna de los Tres). Contavam com três variedades on tap da cerveja Araucana, mas a negra estava em falta. Tomei a rubia (3.5) e a rojiza fuerte (4.0). Lugar simples e pequeno, mas aconchegante e charmoso, com atendimento excelente. Pagamento somente em dinheiro.

Lagula de los Tres: acabei indo parar lá por ser dos únicos lugares abertos para comer tarde da noite. Saiu melhor que a encomenda: uma geladeira cheinha de cervejas artesanais (especialmente Antares e Otromundo), um sanduíche delicioso de berinjela e um showzinho de música ao vivo com clima bem intimista. Gostaria de voltar outras vezes!

La Vinería: poucas vezes na vida eu vi tantas cervejas em um mesmo lugar. menos vezes ainda eu vi tantas que eu ainda não tivesse experimentado ou mesmo ouvido falar. Não é preciso dizer que eu amei, né? Foi até difícil de escolher as cervejas por lá, e acabei optando por três avermelhadas: Supay, Emperador e El Dragon Verde, dando nota 3.5 para todas elas. Pode pagar a conta no final e aceita cartões!

Glaciares: fui por recomendacão dos funcionários do hostel, só por isso já deveria saber que não seria grandes coisas. Só tinha uma cerveja on tap, a rubia da El Duende (2.0), que não sabiam nem me dizer exatamente de onde era. Pouquíssimas opcões em garrafa (acho que somente da Otromundo, e umas duas ou três). Acho que não era por acaso que estava sempre vazio.

Patagonicus: na verdade é um restaurante, mas possui cerveja própria homônima. Experimentei as três variedades (rubia (3.0), roja (3.5) e negra (2.75)), aprovando todas elas. O atendimento era apenas OK (mais de uma vez precisei ir ao balcão pedir que alguém me atendesse, porém todos eram muito simpáticos).

Pangea: também é um restaurante, com preco um pouco mais elevado do que os outros lugares em que jantei em El Chaltén. Ambiente diferenciado e comida excelente. Nele, tomei as cervejas Beagle, de Ushuaia, nas variedades golden ale (4.0), red ale (4.0). Havia também a negra (3.75), que tomei em outra ocasião.

Cayetano: falaram muito bem deste lugar, sobretudo do Happy Hour, mas não tive tempo hábil de ir conhecer. Ficou na lista para uma próxima vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário