quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Voo de helicóptero nos Grampians

 Como parte da nossa viagem exploratória pelos Grampians, queríamos fazer um passeio de helicóptero. Havia muitas (20) alternativas disponíveis, incluindo o helibeer (que basicamente te leva para beber) e opções com vinho, almoço, picnic, fazendas, e por aí vai. Em vez de um trajeto ponto a ponto (aeroporto até o bar/vinícola/restaurante), preferimos fazer um voo cênico, que contava com três ofertas diferentes: Northern Loop ($265, 30 min), Southern Loop ($395, 40 min), e Full Grand Scenic Flight ($595, 1h).

Como já tínhamos planejado o passeio de balão por Melbourne, descartamos o Full, que ficaria bem caro. Entre o sul e o norte do parque, nós optamos pelo norte, por ser mais bonito e um pouco menos explorado, de acordo com o que tínhamos lido em livros, blogs e outras referências.

Tivemos alguns contratempos na marcação do voo, por causa das variações climáticas, mas o pessoal da Grampians Helicopters foi super compreensivo e upfront com a gente, facilitando a nossa vida como possível!

Tínhamos marcado para terça-feira no final da tarde, o clima não estava bom, remarcamos para quinta no final da tarde. Na quarta de manhã ligamos para saber a situação, pois iríamos embora na sexta, e perguntaram sobre a nossa disponibilidade de voar na quarta mesmo, ao meio dia. Confirmamos imediatamente, enrolamos um pouquinho pelo centro de Halls Gap e partimos para Stawell, onde demos uma passadinha rápida no McDonalds para fazer uma boquinha antes de nos dirigirmos ao aeroporto.

Chegamos antes do horário combinado, mas como o dia estava bem tranquilo pudemos antecipar nosso voo. Fomos atendidos diretamente pelo Justin, nosso piloto, que nos explicou os procedimentos de segurança e como funcionava o voo.

Para quem desejar repetir a experiência, eu recomendo que se sente do lado esquerdo do helicóptero, que é muito mais bonito/interessante do que o lado direito, que basicamente sobrevoa fazendas... O lado esquerdo é de onde se vê melhor a MacKenzie Falls e arredores e os principais picos, como Mt Abrupt, Pinnacles, etc.

Como estávamos em apenas duas pessoas + Justin, não tive problemas para olhar o lado esquerdo (eu estava sentada do lado direito, sem ninguém do meu lado já que o Felipe estava no banco da frente). Porém, não consegui ver tudo, por exemplo, o helicóptero deu uma viradinha para poder ver a MacKenzie Falls e devido ao ângulo eu não consegui, tendo que me contentar com as fotos do Felipe depois.

Ainda assim, o voo vale super a pena, e se não fossem as restrições financeiras eu gostaria muito de ter feito o Full. Outra coisa a se considerar é a possibilidade de voar com as portas abertas para melhor qualidade das fotos (nenhum de nós dois estava disposto a isso, mas vou pensar a respeito em uma próxima oportunidade). Nesse caso, os celulares/câmeras precisam estar presos junto às pessoas, não é permitido levá-los soltos na mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário