terça-feira, 30 de novembro de 2021

Passeio de Balão em Melbourne

Pouco antes de nossa viagem para o estado de Victoria, o Felipe descobriu uma empresa de balonismo (hot balloon) que faz passeios pelo centro da cidade (CBD) e pelo Yarra Valley.

Apesar do custo ($595 por pessoa), decidimos que essa era uma experiência única e que gostaríamos de ver o sol nascer em cima de Melbourne.

Estávamos hospedados bem no CBD (no Ibis Budget), e a empresa passou para nos buscar no Novotel (bastava atravessar a rua) às 4h15 da manhã. Levaram-nos ao Amora Hotel, em Richmond, para os procedimentos de check-in e encontrar com os demais participantes. De lá, seguimos para o Westerfold Park, de onde partiríamos, ainda no escuro.

Estacionadas as vans, os três balões foram retirados dos trailers e tivemos um briefing sobre segurança durante a preparação do balão, voo e o pouso em si. Os pilotos (?) analisaram a situação toda e conversaram entre si para ver a direção/sentido para onde cada um rumaria e os balões começaram a ser preparados, com a ajuda dos homens mais altos do grupo.

Uma vez prontos, hora de entrarmos todos naquelas cestas de picnic voadoras, o que deu um certo medinho... porém, a decolagem é bastante lenta e suave, de forma que rapidamente a gente já começa a se sentir tranquilo. O dia estava bem bom e os pilotos comentaram que em geral o voo cobre cerca de 8-10 km, mas naquele dia conseguiríamos fazer em torno de 25-30 km. Escolha (totalmente ao acaso!) acertada de dia para a experiência.

Subimos quando os primeiros sinais de luz despontaram, cerca de 5h30 da manhã, e demos uma bela volta por cima da cidade de Melbourne, observando o skyline e vendo o sol nascer. Eu já tinha visto o sol nascer em lugares maravilhosos (destaque para uma vez num avião rumo à Europa, em localização que jamais saberei precisar), mas observá-lo do balão foi algo de outro mundo. Simplesmente fantástico!

O balão passeia lentamente e vai girando também, para que todos tenham a oportunidade de observar as mesmas paisagens e tirarem as mesmas fotos. Cada um de nós leva seu celular/câmera por conta e risco próprios, mas é bastante seguro desde que você não coloque o braço para fora do balão (ou, caso o faça, que segure firme seu equipamento). Além das nossas próprias fotos, uma das funcionárias da empresa tirou várias fotos (excelentes, diga-se de passagem!) de todos os participantes, enviando para a gente por Airdrop durante a "viagem" de volta a Melbourne.

O voo durou mais ou menos 1h e pousamos no aeroporto de Moorabbin perto de 6h30. Quando você pensa que a aventura terminou, surge mais uma: fomos recrutados para guardar o balão, o que é assustadoramente mais difícil do que dobrar um lençol com elásticos tamanho king. Os turistas e funcionários da empresa de balonismo se dividiam entre empurrar o tecido do balão para baixo para remover o ar interior e dobrá-lo. Terminada essa etapa, que foi a mais longa, ainda foi necessário colocá-lo de volta em uma espécie de saco estanque, e então carregar o saco estanque no trailer para ser transportado. Estudos afirmam que guardar balões elimina completamente a necessidade de frequentar a academia! xD

De volta à van, fomos levados para o Amora Hotel, onde alguns dos participantes tomaram café da manhã pré-encomendado. Nós não tínhamos reservado com essa opção, então optamos por um café próximo chamado Touchwood, com um menu bem vasto e comida deliciosa que quase valeu por um almoço. Durante o trajeto, pudemos trocar as fotos tiradas e também recebemos os nossos certificados de introdução ao balonismo.