quinta-feira, 1 de maio de 2014

Couchsurfing - como não fazer um Couch Request

Eu recebo cada pedido de Couch que às vezes acho que minha paciência está sendo testada. Aviso aos navegantes sufistas de sofá: eu já testei e não, ela não funciona. Não precisam testar!

Modelo número um:
About Me 
Indo para o Evento de programadores na UNICAMP, eu e um amigo, bla bla bla bla bla bla bla bla bla 100 caracteres 

Why I'd Like to Meet You 
Indo para o Evento de programadores na UNICAMP, eu e um amigo, bla bla bla bla bla bla bla bla bla 100 caracteres


O que está certo: ter feito o pedido pela ferramenta Couch Request e não por mensagem. SÓ.
O que está errado: absolutamente tudo. O "about me" não me diz nada sobre quem ele é. O "why I'd like to meet you" não me dá informação alguma sobre porque ele me escolheu como host. Seu perfil traz mais informações: "Interests: girls", "Types of people I enjoy: girls". O que me trouxe ainda mais informações foi saber que o cidadão pediu Couch somente para as mulheres de Campinas, e para virtualmente todas. Além de não ter se dado ao trabalho nem de escrever um texto decente (ele realmente escreveu "bla bla bla" no pedido!), enviou o mesmo texto para todo mundo.
Dica para quem escreveu o Request: use o Tinder da próxima vez!

Modelo número dois:
About Me 
i just need a place to stay before my next flight. i would like to see a little bit of the city and leave to rio for the world cup. 

Why I'd Like to Meet You 
i want to meet as much people as i can to learn from them. you look like one who can help me in my first day in brazil/


O que está certo: ter feito o pedido pela ferramenta Couch Request e não por mensagem. Dizer que quer conhecer muita gente e aprender com essas pessoas.
O que está errado: claramente o que esta pessoa busca é um hostel gratuito, e não um host de Couchsurfing. O perfil é novo no site, de forma que talvez o Request fosse algo legítimo e o cara apenas não esteja muito ciente de como as coisas funcionam. Porém, ele nem mesmo se deu ao trabalho de preencher o próprio perfil ou de ler o meu antes de enviar o pedido, o que, infelizmente, faz com que eu creia que é folgado mesmo.
Dica para quem escreveu o Request: há hostel, aeroporto, rodoviária, bar e casa das primas em Campinas. Opções para você passar a noite tem de sobra!

Fora esses, teve um rapaz que me mandou um pedido de Couch até razoável. Porém, como ele tinha um perfil recém-criado (menos de dois dias), incompleto e sem qualquer amigo ou referência, eu neguei. Ele me pediu para encontrar com ele em algum lugar público, de forma que ele me mostrasse seus documentos e que eu pudesse conhecê-lo, aceitei. Quando sugeri um lugar, porém, respondeu-me que era muito longe, pois ele estava em São Paulo e eu sugeri um fast food em Barão Geraldo (Campinas - cidade onde ele me pediu Couch!!).

Se você pretende viajar utilizando Couchsurfing, lembre-se: apesar de a economia com hospedagem ser bem-vinda, não é o foco do site. O verdadeiro intuito é conhecer pessoas, culturas e lugares novos, interagir com a gente que mora no lugar que você vai visitar. Perca um pouquinho de seus preciosos minutos para ler o perfil de seus potenciais hosts, selecione apenas aqueles que parecem ter a ver com você ou ser interessantes, e gaste mais um pouco de seu tempo para escrever a eles uma mensagem personalizada, que faça com que eles também se interessem em receber você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário