quarta-feira, 2 de abril de 2014

Cervejas Espanholas - apanhado geral

Aproveitei minha estadia na Espanha para provar as cervejas locais. Pelo que eu havia lido e conversado com quem entende do assunto, eu iria me decepcionar e me sentir no Brasil. Bem, de fato, o grosso da cerveja espanhola se assemelha muito ao Brasil. Pelo menos não são cervejas de milho, então alguma vantagem a Espanha já tem...
O que eu mais vi por aqui foi Cruzcampo e San Miguel, que eu compararia com Brahma. Tem também bastante Heineken e Amstel, porém de produção espanhola. São mais saborosas do que as que encontro no Brasil, mas não deixam de ser uma excelente quarta opção, perdendo para: cerveja de verdade, Coca-Cola, água gelada. Senti falta da Estrella Galicia, que gosto bastante apesar de ser uma cerveja comum. Encontrei-a bem pouco.

Provei também algumas cervejas artesanais do País Basco (minha região preferida, por sinal). Família Basqueland (com as variedades Pale Ale, Golden Ale e Amber Ale), Olañeta (Rubia e Tostada), Gross (Amber Ale) e Keler 18 (Rubia). Destaco a Basqueland, com três cervejas bastante saborosas, que merecem um review à parte. A Gross e a Keler não tinham nada demais (não eram ruins, mas não fiz questão de repetir). As duas da Olañeta eram gostosas e me lembraram cervejas belgas. Preferi a Tostada.
Mais de um dono de bar me disse que há milhares de microcervejarias no País Basco. Infelizmente, encontrei somente as cervejas bascas listadas nesse post.

Zerb e San Sebastián, no País Basco
Da Andalucía, a Alhambra merece atenção. Provei a Especial (clara) e a 1925 (escura). A Especial é excelente para quando se quer beber bastante de uma só variedade. Sabor forte e rico, sem ser enjoativo. A 1925 é mais adocicada e marcante, particularmente eu prefiro. Porém, não dá para passar a noite bebendo somente 1925.

Talvez por ter vindo com baixa expectativa, eu me encantei mais do que me decepcionei com as cervejas espanholas. Estava esperando uma variedade menor e com sabores mais parecidos, tanto entre si quanto com o que temos disponível no Brasil. Gostei do que vi e provei por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário