quinta-feira, 3 de abril de 2014

Cervejas da Galícia

Eu já havia provado, no Brasil mesmo, a Estrella Galicia, "cerveza especial". É uma Lager, bastante parecida com as nossas, porém com qualidade superior. Não deixa de ser just another Lager, mas, se o preço estiver bom, compensa em vez de comprar uma Original. Nota 7.

Em Madrid, provei a Estrella Galicia negra, bastante saborosa. No mesmo dia, conheci as cervejas da linha 1906 (pertencente também à Estrella Galicia), nas versões Especial e Red Vintage. Esta última obteve medalha de ouro no World Beer Challenge em 2013 - vi esta notícia dois dias antes de encontrá-la e poder confirmar sua qualidade.

Estrella Galicia: especial e negra 
A Estrella Galicia negra é mais alcoólica e saborosa que a especial, com aroma de café. Não chega a ser uma Stout, mas tem boa presença e agrada os admiradores de cerveja escura. Nota 7 também, pois já tomei cervejas escuras muito mais saborosas.

A 1906 Especial é outra Lager, porém mais encorpada e alcoólica do que a Estrella Galicia "convencional". É mais amarga e ligeiramente tostada, fazendo com que eu a preferisse, porém fosse recomendar com cautela caso alguém me pedisse indicação de cerveja para uma festa (já sugeri a Estrellla Galicia anteriormente e foi muito bem recebida, tanto pelos Lagerboys quanto pelos apreciadores de cerveja de verdade). Digna de um 8, não fosse a ressalva de indicar para outros. Fica, portanto, com um belo 7.

1906: Reserva Especial e Red Vintage
É quase desonesto querer falar da Red Vintage: ela já tinha pontos comigo por ser Red e pela informação sobre o WBC. Red Ale, tostada, bastante amarga, com 8% de teor alcoólico. Preciso falar mais alguma coisa? Provei e aprovei, considerando-a a melhor cerveja entre as quatro que citei aqui. Nota 9 pra ela.

Já conversei com meus informantes e a 1906 Especial foi encontrada em Campinas. Ainda não tenho notícias sobre a disponibilidade da Red Vintage em terras tupis. Não me apaixonei pelas cervejas da Estrella Galicia, mas gostaria de tomá-las eventualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário