segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Planejando as férias

Minha vida, especialmente como viajante, divide-se em pré-CS e pós-CS. Depois de ter começado a frequentar os encontros do Couch Surfing de Campinas, há um ano, comecei a viajar mais e planejar menos. Durante 2013, viajei pelo menos uma vez por mês. Combinei de última hora a maior parte das viagens - muitas delas apenas com desconhecidos. Foi na mesa do bar que surgiram as minhas ideias de viagens e que se concretizaram muitas delas, como meu primeiro mochilão (pela Irlanda e Irlanda do Norte, em março de 2013).



Este ano eu estava planejando mochilar pela América do Sul, mas estava receosa de ir desacompanhada. Além disso, estava difícil encontrar passagens que valessem a pena, apesar da antecedência de quase dois meses. Foi assim que, novamente no encontro do CS, apareceu a minha viagem dos sonhos: passagens baratas para a Espanha, somadas ao fato de que duas amigas estão morando lá (em diferentes regiões do país). Dois dias após saber o preço das passagens, eu as comprei e marquei minhas férias. Só faltava decidir todo o resto, mas pelo menos estava tudo certo na empresa e eu tinha as passagens em mãos. Comprei com o cartão de crédito do papai, por ser Visa - e ter direito, gratuitamente, ao seguro de vida exigido pelo tratado Schengen. Mas como eu sou uma mocinha crescida, trabalhadora e responsável, vou reembolsá-lo...

A próxima providência foi secar o euro por duas semanas. Quando finalmente ficou baixo (não tanto como eu esperava, mas com a melhor cotação que eu conseguiria), comprei um certo valor em cash. Este ano eu não me preocupei com os cartões pré-pagos da Visa e Amex, pois os impostos não ficariam diferentes se eu gastasse tudo no débito ou crédito. Garanti algum dinheiro em espécie e vou viajar com meus cartões habituais.

Ao comprar as passagens, fiz uma lista de cidades que eu gostaria de visitar, mas que certamente não caberiam em apenas três semanas. Estou refinando a lista até agora (falta exatamente um mês para a minha viagem!), já eliminei cinco cidades (Ibiza, Palma de Mallorca, Santiago de Compostela, La Coruña e Salamanca), e acredito que ainda precise cortar mais algumas. Meu roteiro será pelo leste da Espanha, de norte a sul, porém sem incluir as ilhas. Um dia, daqui a muito tempo, eu marco uma viagem somente pelas Ilhas Baleares. Outro dia, talvez demore menos tempo, eu faço o oeste da Espanha, juntamente com Portugal. Não gosto da ideia de deixar tanta coisa pra trás, mas gosto do sabor antecipado de que terei que voltar à Espanha...


Nenhum comentário:

Postar um comentário